CONEXÃO JJ'

Seguidores

sábado, 13 de abril de 2013

A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, UM CASO A SE PENSAR!


   Há algum tempo, o o tema " Redução da Maioridade penal " é um tema bastante discutido e cercado de polêmicas, onde nunca se chega a uma conclusão que possa trazer melhorias para o caso. Mais Nesses últimos dias, um acontecimento tem chamado bastante a atenção da mídia, e das pessoas que são a favor dessa redução.
   O jovem Victor Hugo Deppman de 19 anos,  foi assassinado na noite do dia (09/04) na porta da sua residência, no bairro de Belém em São Paulo, com um tiro na cabeça, por um jovem que estava prestes a completar 18 anos, e por isso, não irá responder pelo crime de latrocínio, Provavelmente, terá de ficar internado pelo período de 3 anos devido à gravidade do seu ato. Pela lei, quando o infrator for pego na véspera de fazer 18 anos, poderá ficar internado até os 20 anos e 11 meses, no caso, se tivesse cometido o crime alguns dias mais tarde, ele poderia pegar até 30 anos de prisão.
   Diante do exposto a cima, a discussão entra em outra parte, será que não está na hora de tirarmos a venda dos olhos para perceber, que um jovem de 17 anos que comete um homicídio, está totalmente consciente do que está fazendo, e deveria pagar por isso? ou não? ou ele achava que estava brincando de policia e ladrão com os amigos? e atirou com sua arminha de brinquedo.. é... eu acho que a segunda hipótese é um pouco remota.
   Por ser jovem, acredito que acobertar adolescentes pelos crimes que cometem, só serve para piorar a situação no futuro, e que a diminuição da maioridade penal é uma realidade que tem que ser vista com outros olhos. Encerro com uma declaração do Deputado Federal Roberto de Lucena (PV-SP), que diz:
“Sou favorável que os menores respondam por seus atos com medidas mais rígidas, principalmente em casos de crimes gravíssimos como homicídio ou latrocínio.  Os responsáveis por toda essa violência são pessoas da mesma faixa etária que sabem, de antemão, que pagarão um preço insignificante se interromperem uma vida.”
   Vamos refletir, a nossa juventude precisa de mais responsabilidade!!!

Junidárlio Jácome


Um comentário:

  1. O engraçado é, um jovem na véspera de completar seus 18 anos pode matar sem se preocupar com a rigidez penal de nosso país, tendo em vista que o mesmo já tem o poder de escolher aqueles que criam essas leis fracas e sem nenhum "pulso forte", para o melhor julgamento desses exemplos de infratores. Já que, temos o direito de escolher os integrantes do planalto a partir dos 16 porque não teríamos o direito de ser julgados como os mesmos infratores de 18 ou mais, é um caso a ser pensado. Para concluir eu sou sim a favor da redução da maioridade! Ótimo tema.

    ResponderExcluir