CONEXÃO JJ'

Seguidores

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ATIVIDADE FÍSICA NA ADOLESCÊNCIA


Dá-se o nome de esporte às atividades físicas realizadas por pessoas que se submetem a regulamentos e participam de competições. A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.
A prática esportiva saudável contribui para regular o sono e diminuir a ansiedade, promove o aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade respiratória, diminuição do estresse e redução do risco de doenças (hipertensão, obesidade, diabetes), mas nunca se esquecendo que o exercício físico deve ser acompanhado de uma nutrição adequada para cada tipo físico.
Na adolescência, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos prejudiciais e outros que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade.
Cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora.
O ideal é que você faça o esporte que mais lhe interessa, que mais se dá bem para que não falte as aulas, vá para as competições. Alguns dos esportes são: futebol, handebol, voleibol, basquete, natação, judô, tênis, entre outros. Estes são os mais comuns aqui no Brasil.

Dicas para a prática esportiva na adolescência de forma saudável:
1. Antes de iniciar qualquer atividade esportiva, é recomendável procurar um nutricionista e um médico para fazer uma avaliação física completa;
2. Inicie as atividades físicas de uma forma branda e, gradualmente, aumentar a freqüência e velocidade, se possível com orientação de um profissional da área de educação física;
3. Deve-se fazer exercícios de alongamento antes e depois da atividade física, para prevenir lesões. E cuidar sempre da hidratação, ingerindo bastante água;
4. É importante escolher um tênis confortável, roupas leves e, se a prática esportiva for feita ao ar livre durante o dia, não esquecer de passar o protetor solar. Entre as 10h e 16h são os horários em que o sol está mais forte, então prefira praticar atividade física (ao ar livre) antes ou depois desses horários;
5. A prática de esportes ajuda o adolescente a deixar de lado sua timidez, especialmente se o esporte escolhido for de forma coletiva, como futebol, vôlei, basquete, handebol, etc.


Juvino Janmeson, Acadêmico de Odontologia da UFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário