CONEXÃO JJ'

Seguidores

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DIGA NÃO A VIOLÊNCIA NO ESPORTE


   No mundo atual, tão carente de boas noticias, o esporte, poderia ser o responsável por trazer alguma alegria a esse povo, vitórias, competições, e manchetes de jornais, que poderiam trazer um noticiário que no alegrasse, poderia... Neste dia 1 de Fevereiro de 2012, uma noticia chocou, não só o mundo dos esportes, mais tomou de conta de todo o noticiário mundial, e não por conta de um grande evento, ou uma grande comemoração, mais sim, de uma grande tragédia.
   Uma briga entre torcidas, mata pelo menos 74 e deixa mais de mil pessoas feridas no Egito, o País, já desestabilizado politicamente, sofre com uma grande barbaridade como essa, e o mundo dos esportes está de luto. Selvageria, barbárie, tragédia, e porque não chamarmos, de vergonha? uma briga generalizada num estádio de futebol do Egito deixou mais de 70 mortos e mil feridos na quarta-feira. A polícia agora investiga o que motivou tanta confusão. Dezenas de pessoas estão presas. O caso está nas manchetes do mundo.
   Após o fim do jogo, torcedores do Al Masry, time da casa, invadiram o campo, bateram nos jogadores do Al Ahly e correram em direção à torcida adversária. O estádio virou um campo de batalha. O campo foi tomado por policiais, jogadores e torcedores. A briga era generalizada.
   Agora, pergunto a todos vocês leitores, a que ponto chegamos? Onde o esporte, responsável pela interação entre povos, que busca a paz, e a associação entre países se transforma em batalha entre torcidas que não podem se quer serem chamadas de torcedores, mais sim de vândalos e criminosos responsáveis por tornar uma coisa que deveria ser chamada de espetáculo, em uma verdadeira tragédia.
   Devemos colocar a mão na consciência, esporte, é saúde, é paz, é harmonia, diversão, alegria... não, confusão, batalha, morte, o esporte serve para a interação social, para a união, confraternização, é uma COISA BOA, e nós jovens é que podemos mudar isso, vencer é importante sim, mais perder com dignidade é mais louvável que ganhar a qualquer preço, pense nisso, o esporte é muito mais do que uma vitória, ou um titulo, esporte é vida, É PAZ!

Junidárlio Jácome, Acadêmico de Direito na FACEP.

Um comentário:

  1. Pena que não será apenas mais um caso de violência no esporte como na Inglaterra , que depois do acontecido em 1989 organizou sua estrutura para realizações de eventos esportivos.
    No Egito ocorreu uma grande mudança na ideologia política por parte da população deixando a desconfiança em algum grupos revolucionários que derrubaram o regime de Hosni Mubarak e alegam que o atual governo está com influencia do antigo regime , direcionando a ira para evento esportivo como retratada muito bem pelo post “ DIGA NÃO A VIOLENCIA NO ESPORTE”.

    ResponderExcluir