Como sabemos, na atualidade temos uma variedade de profissões. Isso se deve à presença de novas e inovadoras profissões que estão surgindo devido à demanda do mercado. Mergulhado a essa imensa variedade de opções para a escolha profissional está o jovem, que também vive diante de uma grande diversidade de valores e opiniões.
Com isso, não é de se estranhar encontrar um jovem perdido, sem saber qual carreira seguir, com dúvidas comuns como ‘escolher a carreira seguida pelo pai ou a que ele gosta?’, ‘a carreira que tradicionalmente dá dinheiro ou a que o dá prazer?’. Nem sempre é possível alcançar numa profissão os anseios de todos os grupos sociais que influenciam um jovem, nem mesmo encontrar uma profissão que realize todos os seus gostos e curiosidades.
Trata-se de um momento de muita dúvida, que pode caracterizar um problema real para muitos jovens. Diante desse conflito, podem sentir-se ansiosos e inseguros quanto às escolhas que devem fazer, principalmente porque consideram que esta é uma escolha que irá afetar toda a sua vida futura.
Auxiliar no processo de escolha de uma profissão é papel do psicólogo. Nesses casos, o psicólogo poderá auxiliar o jovem a se conhecer melhor: saber o que gosta as habilidades que já possui as atividades que lhe trazem prazer quando são desempenhadas, bem como as demandas e pressões que recebe dos grupos com os quais convive. Tudo isso, para que a escolha de uma profissão não seja baseada em pré-julgamentos do que ela é, quando na realidade pode ser algo bem diferente da sonhada pelo jovem.
Sabrina Fontes, Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Potiguar / UNP
Nenhum comentário:
Postar um comentário