Você tem a liberdade de percorrer caminhos diferenciados na internet; a principio com segurança, realiza pesquisas, explora conteúdos, acessa sites de relacionamentos, trabalha, entre outras tantas atividades que a internet oferece. Então, com todas essa diversidade de alternativas de uso da internet, você acha que está seguro atrás da tela de um computador?
A resposta é não. A cada acesso estamos expostos a vírus, eles estão espalhados por todos os lugares, onde talvez, menos imaginaríamos. Com apenas um clique você poderá se expor a riscos, como vírus, farsantes e conteúdos impróprios.
Sites de relacionamentos estão entre os grandes vilões da internet. Muitos perfis falsos são criados com uma única finalidade: enganar. Muitas pessoas estão especializadas em aplicar golpes através da internet, e muitos deles ocorrem pela ingenuidade da vítima.Os vírus são também prejudicam a internet. Com um computador contaminado, os ladrões virtuais conseguem ter acesso a contas bancárias e assim, realizar diversos desvios de dinheiro.
Para não esquecer, algumas regrinhas fundamentais no manuseio da internet:
- Em caso de um encontro virtual, tenha sempre muito cuidado, tente conhecer ao máximo a pessoa;
- Desconfie das pessoas e propagandas, lembre-se que “ nem tudo que reluz é ouro”;
- Nunca divulgue seus dados pessoais, como endereço, telefone, números de documentos, quanto menos informações a seu respeito, melhor;
- Tenha muito cuidado com fotos e assuntos comprometedores.
Na internet pode-se também haver inúmeras informações totalmente desnecessárias. É possivel publicar comentários sobre uma determinada pessoa, denegrir sua imagem,como também há roubo de identidade, calúnia, enfim, tantas outras coisas. O que não podemos esquecer é que os crimes virtuais ainda são poucos os solucionados, então, o melhor é se precaver.
AGNUS FONTES, COLUNISTA / TECNOLOGIA – Do blog CONEXÃO JJ’, Acadêmico do curso de Ciência e Tecnologia da UFERSA/ MOSSORÓ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário